GEJAI – UEPG

Início : 2006

O presente grupo de pesquisa volta-se para investigar a Educação e Jovens, Adultos e Idosos, sendo dividido em dois aspectos:

  1. Prioriza o estudo da EJA em diferentes aspectos e contextos sociais, políticos, econômicos, culturais, também investiga os alunos e os professores desta modalidade;
  2. Prioriza o estudo do envelhecimento, da maturidade e da velhice.

Objetivos:

  • Resgatar a trajetória política e histórica de implantação da Educação de Jovens e Adultos no Brasil;
  • Analisar as principais políticas sobre a Educação de Jovens, Adultos e Idosos;
  • Caracterizar o perfil dos alunos e dos professores da EJA na cidade de Ponta Grossa;
  • Relacionar as expectativas e dificuldades dos professores e dos alunos que se utilizam desta  modalidade de ensino nas escolas municipais/estaduais da cidade de Ponta Grossa;
  • Subsidiar teoricamente a formação de professores para melhorar a docência para essa faixa etária, não sob o olhar do assistencialismo, mas como uma rede de conhecimentos e relacionamentos que possibilitam a inserção desses alunos na sociedade;
  • Analisar a educação como instrumento de empoderamento para os jovens, adultos e idosos;
  • Refletir sobre os aspectos bio-psicossociais, econômico e político da terceira idade, emergentes na sociedade brasileira;
  • Investigar sobre o envelhecimento, maturidade e velhice nos diferentes campos de atuação, entre os quais a saúde e a educação, considerados básicos para uma melhor qualidade de vida;
  • Pesquisar sobre as políticas públicas elaboradas em favor da terceira idade;
  • Identificar as diversas iniciativas voltadas para o atendimento e assistência preventiva à esse segmento etário, nos diferentes espaços, entre eles: educativos, saúde, turismo, lazer, cultura, jurídico;
  • Estimular a análise crítica de diferentes paradigmas e práticas sobre o processo de envelhecimento e a velhice;
  • Trabalhar com diferentes concepções de envelhecimento ativo, à luz das teorias gerontológicas.
  • Divulgar os resultados das pesquisas em eventos científicos, e a produção de artigos e livro.