|
Pelo sétimo mês consecutivo, a cesta básica do ponta-grossense apresenta alta nos preços. Em maio, os consumidores pagaram 3,20% a mais para adquirir os 34 produtos que compõem a pesquisa mensal do Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas (CEPRMV), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A compra passou de R$ 327,36 em abril, para R$ 337,84 no último mês. De outubro do ano passado (último mês a apresentar queda nos preços) até maio, a cesta básica de Ponta Grossa acumula uma alta de 18,86%, saltando de R$ 284,21 para R$ 337,84.
O Índice Cesta Básica (ICB) é levantado mensalmente pelo Centro de Estudos e Pesquisas da UEPG, com base nos hábitos de alimentação, higiene e limpeza de famílias com até três membros, residentes em Ponta Grossa e renda mensal de um a cinco salários mínimos. Os preços praticados em mercados do Município na primeira semana de cada mês são comparados com os valores registrados no mesmo período do mês anterior. A pesquisa não pode ser confundida como aferidor de inflação, cujo cálculo considera outros parâmetros econômicos.
Com a elevação de 3,20% nos preços em maio, uma família com renda mensal de um salário mínimo (R$ 415,00) passa a gastar 81,41% do seu orçamento apenas para adquirir os produtos da cesta básica. Em abril, a despesa representava 78,88% do salário mínimo. No último mês a apresentar queda nos preços (outubro/2007), com salário mínimo de R$ 380,00, o dispêndio chegava a 74,79% da renda familiar. Para famílias com renda de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, o comprometimento do orçamento da casa com a cesta, hoje, é de 40,70%; 27,14%; 20,35%; e 16,28%.
VARIAÇÕES
Comprovando a tendência de elevação nos preços dos alimentos, o arroz aparece como o produto com maior alta, registrando um aumento de 23,12% em maio. No geral, o grupo alimentação apresentou alta média de 2,24%. O produto com maior queda é o fermento, 4,58%. Na seção de hortifrutigranjeiros, os preços subiram em média 3,75%, com destaque para os ovos, maior alta, 13,38%; e o alho, menor alta, 3,85%.
No açougue, foi registrada a maior alta entre os cinco grupos da pesquisa. As carnes subiram em média 8,87%. A carne de frango teve os preços majorados em 19,11%; enquanto o aumento da carne bovina foi de 4,56%. Alta também nos preços dos produtos de higiene, com média de 1,68%. O sabonete subiu 12,25%; e o desodorante teve uma retração de 1,54%.
A seção de produtos de limpeza foi a única registrar queda de preços no mês, com uma média de 0,17%. Os destaques do grupo ficam por conta do sabão em barra, que teve uma alta de 5,57% nos preços; e da esponja de aço, com queda de 2,50%.
Como em meses anteriores, os técnicos da UEPG alertam os consumidores para a necessidade de pesquisar preços. Em diversas situações, os pesquisadores encontraram preços promocionais que nem sempre representam a realidade de mercado. Em alguns estabelecimentos tais produtos apresentam preços ainda menores do que os verificados nas ditas promoções. VARIAÇÕES EM MARÇO
Grupo de maior alta Carne 8,87%
Grupo de maior queda Limpeza 0,17%
Produto de maior alta Arroz 23,12%
Produto de maior queda Fermenta 4,58%
COMPORTAMENTO DO ICB
2007
JANEIRO - QUEDA - 0,30%
FEVEREIRO - ALTA - 1,13%
MARÇO - QUEDA - 0,40%
ABRIL - QUEDA - 0,09%
MAIO - ALTA - 2,62%
JUNHO - ALTA - 1,99%
JULHO ALTA 0,47%
AGOSTO ALTA 0,39%
SETEMBRO QUEDA 0,11%
OUTUBRO QUEDA 2,01%
NOVEMBRO ALTA 2,49%
DEZEMBRO ALTA 0,91%
2008
JANEIRO ALTA 1,84%
FEVEREIRO ALTA 0,54%
MARÇO ALTA 4,57%
ABRIL ALTA 4,01%
MAIO ALTA 3,20%
VALOR DA CESTA BÁSICA
2007
JANEIRO R$ 273,32
FEVEREIRO - R$ 276,41
MARÇO - R$ 275,30
ABRIL - R$ 275,06
MAIO - R$ 282,26
JUNHO - R$ 287,86
JULHO - R$ 289,22
AGOSTO - R$ 290,35
SETEMBRO - R$ 290,04
OUTUBRO - R$ 284,21
NOVEMBRO R$ 291,29
DEZEMBRO R$ 293,95
2008
JANEIRO R$ 299,35
FEVEREIRO R$ 300,97
MARÇO R$ 314,73
ABRIL R$ 327,36
MAIO R$ 337,84
CUSTO DA CESTA BÁSICA EM
RELAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO
2007
JANEIRO 78,09% ( * )
FEVEREIRO 78,97%
MARÇO 78,66%
ABRIL 72,38% ( ** )
MAIO 74,28%
JUNHO 75,75%
JULHO 76,11%
AGOSTO 76,41%
SETEMBRO 76,33%
OUTUBRO 74,79%
NOVEMBRO 76,65%
DEZEMBRO 77,35%
2008
JANEIRO 78,78%
FEVEREIRO 79,20%
MARÇO 75,84% ( *** )
ABRIL 78,88%
MAIO 81,41%
* De janeiro a março o salário mínimo era R$ 350,00
** A partir de abril o salário mínimo passou a ser de R$ 380,00
*** Passou a vigorar o valor no novo salário mínimo, R$ 415,00
|