|
A cesta básica do ponta-grossense apresenta mais um mês de alta nos preços. O Índice Cesta Básica (ICB), levantado pelo Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas (CEPRMV), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), acusa a elevação de 1,21% nos preços dos 34 produtos que compõem a pesquisa. Trata-se da oitava alta consecutiva desde novembro do ano passado. Nesse período, o ICB acumula alta de 20,3%, saltando de R$ 284,21, registrado em outubro de 2007 (último mês a registrar queda de preços), para R$ 341,93 no mês passado.
Com a elevação de 1,21% nos preços em maio, uma família com renda mensal de um salário mínimo (R$ 415,00) passa a gastar 82,39% do seu orçamento apenas para adquirir os produtos da cesta básica. Em maio, a despesa representava 81,41% do salário mínimo. No último mês a apresentar queda nos preços (outubro/2007), com salário mínimo de R$ 380,00, o dispêndio chegava a 74,79% da renda familiar. Para famílias com renda de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, o comprometimento do orçamento da casa com a cesta, hoje, é de 41,20%; 27,46%; 20,60%; e 16,48%.
O Índice Cesta Básica (ICB) é levantado mensalmente pelo Centro de Estudos e Pesquisas da UEPG, com base nos hábitos de alimentação, higiene e limpeza de famílias com até três membros, residentes em Ponta Grossa e renda mensal de um a cinco salários mínimos. Os preços praticados em mercados do Município na primeira semana de cada mês são comparados com os valores registrados no mesmo período do mês anterior. A pesquisa não pode ser confundida como aferidor de inflação, cujo cálculo considera outros parâmetros econômicos.
VARIAÇÕES
Comprovando a tendência de elevação nos preços dos alimentos, neste mês é a carne bovina que aparece como o produto com maior alta, registrando um aumento de 19,42% em junho. No geral, o grupo carne apresentou alta média de 9,42%. Para compensar o aumento da carne bovina, a carne de frango registrou queda de 11,44% nos preços.
Na seção de hortifrutigranjeiros também houve uma alta significativa, com elevação de 8% nos preços em média. O destaque fica por conta do tomate, cujos preços subiram 13,84%, e para os ovos, que tiveram queda de 0,69%. Alta também nos preços dos produtos de limpeza, com média de 2,96%. O amaciante subiu 19,31%; e o sabão em pó teve uma retração de 2,14%.
No grupo alimentação geral, houve uma queda média de 2,23%, nos preços, com maior variação positiva para o feijão, 13,12%, e maior variação negativa para o pão, 8,19%. Retração de preços também nos produtos de higiene, em média 0,54%. O dentifrício teve a maior alta, 3,84%; e o desodorante, a maior queda, 3,19%.
Como em meses anteriores, os técnicos da UEPG alertam os consumidores para a necessidade de pesquisar preços. Em diversas situações, os pesquisadores encontraram preços promocionais que nem sempre representam a realidade de mercado. Em alguns estabelecimentos tais produtos apresentam preços ainda menores do que os verificados nas ditas promoções.
VARIAÇÕES EM JUNHO
Grupo de maior alta Carne 9,42%
Grupo de maior queda Alimentação geral 2,23%
Produto de maior alta Carne Bovina 19,42%
Produto de maior queda Frango 11,44%
COMPORTAMENTO DO ICB
2007
JANEIRO - QUEDA - 0,30%
FEVEREIRO - ALTA - 1,13%
MARÇO - QUEDA - 0,40%
ABRIL - QUEDA - 0,09%
MAIO - ALTA - 2,62%
JUNHO - ALTA - 1,99%
JULHO ALTA 0,47%
AGOSTO ALTA 0,39%
SETEMBRO QUEDA 0,11%
OUTUBRO QUEDA 2,01%
NOVEMBRO ALTA 2,49%
DEZEMBRO ALTA 0,91%
2008
JANEIRO ALTA 1,84%
FEVEREIRO ALTA 0,54%
MARÇO ALTA 4,57%
ABRIL ALTA 4,01%
MAIO ALTA 3,20%
JUNHO ALTA 1,21%
VALOR DA CESTA BÁSICA
2007
JANEIRO R$ 273,32
FEVEREIRO - R$ 276,41
MARÇO - R$ 275,30
ABRIL - R$ 275,06
MAIO - R$ 282,26
JUNHO - R$ 287,86
JULHO - R$ 289,22
AGOSTO - R$ 290,35
SETEMBRO - R$ 290,04
OUTUBRO - R$ 284,21
NOVEMBRO R$ 291,29
DEZEMBRO R$ 293,95
2008
JANEIRO R$ 299,35
FEVEREIRO R$ 300,97
MARÇO R$ 314,73
ABRIL R$ 327,36
MAIO R$ 337,84
JUNHO R$ 341,93
CUSTO DA CESTA BÁSICA EM
RELAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO
2007
JANEIRO 78,09% ( * )
FEVEREIRO 78,97%
MARÇO 78,66%
ABRIL 72,38% ( ** )
MAIO 74,28%
JUNHO 75,75%
JULHO 76,11%
AGOSTO 76,41%
SETEMBRO 76,33%
OUTUBRO 74,79%
NOVEMBRO 76,65%
DEZEMBRO 77,35%
2008
JANEIRO 78,78%
FEVEREIRO 79,20%
MARÇO 75,84% ( *** )
ABRIL 78,88%
MAIO 81,41%
JUNHO 82,39%
* De janeiro a março o salário mínimo era R$ 350,00
** A partir de abril o salário mínimo passou a ser de R$ 380,00
*** Passou a vigorar o valor no novo salário mínimo, R$ 415,00
|