|
A cesta básica do ponta-grossense voltou a registrar alta de preços em outubro, com um percentual médio de 0,63%, conforme levantamento do Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas (CEPRMV), da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A aquisição dos 34 produtos que integram a pesquisa realizada pela UEPG passou a custar R$ 336,61, ou R$ 2,11 a mais em relação a setembro, quando a mesma compra podia ser feita por R$ 334,50. No comparativo com outubro de 2007, quando a cesta básica tinha um custo de R$ 284,21, hoje as famílias ponta-grossenses precisam de R$ 52,40 a mais para manter seus hábitos de alimentação, higiene e limpeza.
O levantamento do Índice Cesta Básica (ICB) feito pelo Centro de Estudos e Pesquisas da UEPG considera os preços praticados em supermercados da cidade na primeira semana de cada mês, em comparação com o mesmo período do mês anterior. Nesse comparativo, verificou-se que 20 produtos dos 34 produtos que compõem a cesta básica do ponta-grossense tiveram elevação de preços, enquanto 14 tiveram os preços reduzidos. Os itens do grupo alimentação apresentaram a maior alta no mês, em média 1,28%, dando maior contribuição para a alta geral nos preços, de 0,63%.
Entre os produtos do grupo alimentação geral, o açúcar responde pela maior alta do mês, 7,61%, enquanto o extrato de tomate teve queda de preço, no percentual de 3,86%. Na seção de hortifrutigranjeiros, houve alta 0,66%, com destaque para o tomate, com aumento de 15,65%, e a cebola, redução de 29,65%. Alta também no açougue, média de 0,60%, registrando maior alta para o frango, 1,69%; e menor alta, para a carne bovina, 0,12%.
Os preços subiram também na seção de produtos de higiene, com média de 1,06%. A maior alta do grupo fica por conta do papel higiênico, 5,47%; e a maior queda, para o dentifrício, 2,14%. O grupo limpeza foi o único a apresentar queda de preços no mês (4,18%), destacando-se o sabão em pós com leve alta, de 0,19%; e o amaciante com uma redução significativa, de 8,57%.
Em relação à renda familiar (um a cinco salários mínimos), os técnicos da UEPG verificaram que, em outubro, uma família com orçamento mensal de um salário mínimo (R$ 415,00) gastaria 81,11% desse montante para adquirir os 34 produtos da cesta básica (R$ 336,61). Em setembro, esse percentual era de 80,60%. No cálculo orçamentário de famílias com dois, três, quatro e cinco salários mínimos, essa despesa consumiria, respectivamente, 40,56%; 27,04%; 20,28% e 16,22%, de seus proventos.
A exemplo do que fazem todos os meses, os pesquisadores da UEPG lembram que o ÍCB não pode ser confundido como aferido de inflação, que considera outros parâmetros da economia. Da mesma forma, os técnicos lembram que os preços promocionais nem sempre apresentam a realidade. Pois produtos em promoção em determinado estabelecimento podem ser encontrados com preços ainda mais baixos em outras lojas.
VARIAÇÕES
GRUPO QUE MAIS AUMENTOU ALIMENTAÇÃO GERAL 1,28%
PRODUTO DE MAIOR ALTA TOMATE 15,65%
GRUPO DE MAIOR QUEDA LIMPEZA 4,18%
PRODUTO DE MAIOR QUEDA CEBOLA 29,65%
COMPORTAMENTO DO ICB
2007
JANEIRO - QUEDA - 0,30%
FEVEREIRO - ALTA - 1,13%
MARÇO - QUEDA - 0,40%
ABRIL - QUEDA - 0,09%
MAIO - ALTA - 2,62%
JUNHO - ALTA - 1,99%
JULHO ALTA 0,47%
AGOSTO ALTA 0,39%
SETEMBRO QUEDA 0,11%
OUTUBRO QUEDA 2,01%
NOVEMBRO ALTA 2,49%
DEZEMBRO ALTA 0,91%
2008
JANEIRO ALTA 1,84%
FEVEREIRO ALTA 0,54%
MARÇO ALTA 4,57%
ABRIL ALTA 4,01%
MAIO ALTA 3,20%
JUNHO ALTA - 1,21%
JULHO ALTA 0,22%
AGOSTO QUEDA 3,26%
SETEMBRO ALTA 0,90%
OUTUBRO ALTA 0,63%
VALOR DA CESTA BÁSICA
2007
JANEIRO R$ 273,32
FEVEREIRO - R$ 276,41
MARÇO - R$ 275,30
ABRIL - R$ 275,06
MAIO - R$ 282,26
JUNHO - R$ 287,86
JULHO - R$ 289,22
AGOSTO - R$ 290,35
SETEMBRO - R$ 290,04
OUTUBRO - R$ 284,21
NOVEMBRO R$ 291,29
DEZEMBRO R$ 293,95
2008
JANEIRO R$ 299,35
FEVEREIRO R$ 300,97
MARÇO R$ 314,73
ABRIL R$ 327,36
MAIO R$ 337,84
JUNHO R$ 341,93
JULHO R$ 342,68
AGOSTO R$ 331,52
SETEMBRO R$ 334,50
OUTUBRO R$ 336,61
CUSTO DA CESTA BÁSICA EM
RELAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO
2007
JANEIRO 78,09% ( * )
FEVEREIRO 78,97%
MARÇO 78,66%
ABRIL 72,38% ( ** )
MAIO 74,28%
JUNHO 75,75%
JULHO 76,11%
AGOSTO 76,41%
SETEMBRO 76,33%
OUTUBRO 74,79%
NOVEMBRO 76,65%
DEZEMBRO 77,35%
2008
JANEIRO 78,78%
FEVEREIRO 79,20%
MARÇO 75,84% ( *** )
ABRIL 78,88%
MAIO 81,41%
JUNHO 82,39%
JULHO 82,57%
AGOSTO 79,88%
SETEMBRO 80,60%
OUTUBRO 81,11%
* De janeiro a março o salário mínimo era R$ 350,00
** A partir de abril o salário mínimo passou a ser de R$ 380,00
*** Passou a vigorar o valor no novo salário mínimo, R$ 415,00
|