|
O Índice Cesta Básica (ICB) de Ponta Grossa registrou alta de 0,44% em novembro, segundo levantamento do Centro de Estudos e Pesquisas Rouger Miguel Vargas (CEPRMV) da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG). A compra dos 34 produtos que compõem o levantamento de preços passou a ter um custo de R$ 338,08. Em outubro, os mesmos produtos poderiam ser adquiridos por R$ 336,61. O ICB é pesquisado mensalmente pela UEPG, considerando os preços praticados na primeira semana de cada mês, em comparação com os valores registrados no mesmo período do mês anterior.
Em novembro, os técnicos do Centro de Estudos e Pesquisas da UEPG registram a alta de preços em 15 produtos e a retração em 18 itens, com apenas um mantendo-se estável. O tomate foi o campeão dos aumentos, com índice de 32,53%, enquanto a batata apresentou a maior queda no mês, 12,88%. Ambos pertencem ao grupo de hortifrutigranjeiros, que em média registrou alta de 3,67%.
O grupo alimentação geral teve elevação de preços, 0,37%, com variação positiva para o leite, 9,14% e variação negativa para o feijão, 12,77%. Na seção de carnes, a pesquisa de novembro registrou queda de preços, na ordem de 1,78%, com 0,64% de aumento na carne bovina; e queda de 7,17% na carne de frango.
Na seção de higiene, em média, os preços se mantiveram estáveis. O sabonete foi o produto com maior alta no grupo, 2,58%; enquanto o dentifrício registrou queda de preços, 1,76%. Já na seção de limpeza, os preços tiveram elevação de 4%, com destaque para o amaciante, alta de 15,09%; água sanitária, queda de 3%.
A pesquisa realizada pela UEPG é realizada com base nos hábitos de consumo de famílias residente em Ponta Grossa, com até três membros e renda salarial de um a cinco salários mínimos. Em novembro, verificou-se que uma família com renda de um salário mínimo mensal (R$ 415) gastaria de uma só vez 81,47% do seu orçamento doméstico para adquirir os 34 produtos da cesta básica (R$ 338,08). No caso de famílias com renda de dois, três, quatro e cinco salários mínimos, essa despesa seria de 40,73%; 27,16%; 20,37% e 16,29%.
A exemplo do que fazem todos os meses, os pesquisadores da UEPG lembram que o ÍCB não pode ser confundido como aferido de inflação, que considera outros parâmetros da economia. Da mesma forma, os técnicos lembram que os preços promocionais nem sempre apresentam a realidade. Pois produtos em promoção em determinado estabelecimento podem ser encontrados com preços ainda mais baixos em outras lojas. VARIAÇÕES
GRUPO QUE MAIS AUMENTOU LIMPEZA 4%
PRODUTO DE MAIOR ALTA TOMATE 32,53%
GRUPO DE MAIOR QUEDA CARNE 1,78%
PRODUTO DE MAIOR QUEDA BATATA 12,88%
COMPORTAMENTO DO ICB
2007
JANEIRO - QUEDA - 0,30%
FEVEREIRO - ALTA - 1,13%
MARÇO - QUEDA - 0,40%
ABRIL - QUEDA - 0,09%
MAIO - ALTA - 2,62%
JUNHO - ALTA - 1,99%
JULHO ALTA 0,47%
AGOSTO ALTA 0,39%
SETEMBRO QUEDA 0,11%
OUTUBRO QUEDA 2,01%
NOVEMBRO ALTA 2,49%
DEZEMBRO ALTA 0,91%
2008
JANEIRO ALTA 1,84%
FEVEREIRO ALTA 0,54%
MARÇO ALTA 4,57%
ABRIL ALTA 4,01%
MAIO ALTA 3,20%
JUNHO ALTA - 1,21%
JULHO ALTA 0,22%
AGOSTO QUEDA 3,26%
SETEMBRO ALTA 0,90%
OUTUBRO ALTA 0,63%
NOVEMBRO ALTA 0,44%
VALOR DA CESTA BÁSICA
2007
JANEIRO R$ 273,32
FEVEREIRO - R$ 276,41
MARÇO - R$ 275,30
ABRIL - R$ 275,06
MAIO - R$ 282,26
JUNHO - R$ 287,86
JULHO - R$ 289,22
AGOSTO - R$ 290,35
SETEMBRO - R$ 290,04
OUTUBRO - R$ 284,21
NOVEMBRO R$ 291,29
DEZEMBRO R$ 293,95
2008
JANEIRO R$ 299,35
FEVEREIRO R$ 300,97
MARÇO R$ 314,73
ABRIL R$ 327,36
MAIO R$ 337,84
JUNHO R$ 341,93
JULHO R$ 342,68
AGOSTO R$ 331,52
SETEMBRO R$ 334,50
OUTUBRO R$ 336,61
NOVEMBRO R$ 338,08
CUSTO DA CESTA BÁSICA EM
RELAÇÃO AO SALÁRIO MÍNIMO
2007
JANEIRO 78,09% ( * )
FEVEREIRO 78,97%
MARÇO 78,66%
ABRIL 72,38% ( ** )
MAIO 74,28%
JUNHO 75,75%
JULHO 76,11%
AGOSTO 76,41%
SETEMBRO 76,33%
OUTUBRO 74,79%
NOVEMBRO 76,65%
DEZEMBRO 77,35%
2008
JANEIRO 78,78%
FEVEREIRO 79,20%
MARÇO 75,84% ( *** )
ABRIL 78,88%
MAIO 81,41%
JUNHO 82,39%
JULHO 82,57%
AGOSTO 79,88%
SETEMBRO 80,60%
OUTUBRO 81,11%
NOVEMBRO 81,47%
* De janeiro a março o salário mínimo era R$ 350,00
** A partir de abril o salário mínimo passou a ser de R$ 380,00
*** Passou a vigorar o valor no novo salário mínimo, R$ 415,00
|