Publicações

 
Título
Pensar a Netflix: séries de pop filosofia e política
Pensar a Netflix: séries de pop filosofia e política
Autores Bruno Cava; Murilo Duarte Costa Corrêa
Ano 2018
Editora  DPlácido
Páginas 262
ISBN 978-85-8425-896-3
Formato -X-X
Resumo Todo problema da filosofia está no fato de que ela ainda não é pop o bastante: ela ainda não faz máquina de modo a rivalizar, ou diferir, em conexão com a dos algoritmos. É isso o que quer dizer inventar a pop filosofia que falta: produzir as núpcias diabólicas entre o conceito e as intensidades pop; construir a filosofia como uma máquina de expressão coletiva na imanência do circuito das imagens e das redes. Um conceito deve produzir efeitos de verdade como uma corrente de WhatsApp. Disseminar-se como uma hashtag de Twitter. Bombar como um meme de Facebook. Isso faz do pop um procedimento político. A teoria cítrica que produz a equivalência geral de todas as imagens singulares não passa da condição necessária, mas não suficiente, para que as intensidades pop possam afetar a filosofia.
Compra Livraria DPlácido
 
Título

Ciências Sociais Aplicadas Cotidiano e Representações 

A imagem pode conter: uma ou mais pessoas e texto
Autores  Alfredo Cesar Antunes, Constantino Ribeiro de Oliveira Junior e Eliane de Fátima Rauski (Org)
Ano 2018
Editora  Texto e Contexto
Páginas 178
ISBN 978-85-94441-09-6
Formato  X-X -X
Resumo

Aproximar as Ciências Sociais Aplicadas com a produção do conhecimento sobre o cotidiano e suas representações sociais é o objetivo centra desta coletânea.Essa aproximação é fruto do trabalho desenvolvimento no Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), mestrado e doutorado interdisciplinar, por meio da área "Cidadania e Politicas Públicas" e suas linhas de pesquisa em "Estado, Direito e Politicas Públicas" e "História, Cultura e Cidadania". Os trabalhos contidos nesta obra são frutos de temas vinculados às dissertações e teses que tiveram como espaço de construção a disciplina "Realidade Conceitos Sociais, Representações e Imaginário", com interfaces entre os diversos núcleos de pesquisa do Programa. Entre eles o Núcleo de Esporte, Lazer e Sociedade.

Compra  X-X-X
Título

DESENVOLVIMENTO, GÊNERO E POBREZA

DESENVOLVIMENTO, GÊNERO E POBREZA
Autoras BERNADETE MACHADO SERPE; LENIR APARECIDA MAINARDES DA SILVA (ORGS.)
Ano 2018
Editora  UEPG
Páginas 280
ISBN 978-85-7798-235-6
Formato 16x23cm
Resumo O conjunto de textos reunidos neste livro promove a discussão de três temas principais: desenvolvimento, gênero e pobreza. Tratar dessas problemáticas requer uma ruptura com o pensamento dicotômico que analisa o ambiente separado do desenvolvimento e dos seus impactos sociais. Aqui esses elementos são discutidos em suas contradições a fim de problematizar a forma como a realidade histórica tem sido construída e desconstruída nas diferentes abordagens. A coletânea foi dividida em três partes que retratam: o desenvolvimento, meio ambiente e pobreza; o desenvolvimento rural; o desenvolvimento e gênero.  Assim, os capítulos do livro buscam provocar o leitor a ir ao encontro de elementos que promovam o pensamento crítico perante as questões do desenvolvimento, gênero e pobreza, relacionados com a problemática ambiental que se coloca como elemento primordial para as reflexões sobre justiça social e igualdade de gênero.
Compra Editora UEPG
Grupo 1 LAZER, ESPORTE E SOCIEDADE
Grupo 2 CIDADANIA E CULTURA
Grupo 3 QUESTÕES HISTÓRICAS E SOCIOCULTURAIS DA CIDADANIA DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES
Grupo 4 POLÍTICAS PÚBLICAS DE SEGURIDADE SOCIAL
Grupo 5 POLÍTICAS PÚBLICAS E PRÁTICAS SOCIAIS
Grupo 6 DIREITOS HUMANOS E POLÍTICAS PÚBLICAS
Grupo 7  DESENVOLVIMENTO E CIDADANIA
 
Título

O ESTADO DE EXCEÇÃO E AS FORMAS JURÍDICAS

      O ESTADO DE EXCEÇÃO E AS FORMAS JURÍDICAS
Autores Adriano Pilatti; Andityas Soares de Moura Costa Matos; Murilo Duarte Costa Corrêa (ORGS.)
Ano 2017
Editora  UEPG
Páginas 448
ISBN 978-85-7798-225-7
Formato 16x23cm
Resumo O estado de exceção e as formas jurídicas deseja apresentar aos leitores brasileiros um balanço crítico e criativo da produção teórica nacional e estrangeira sobre as formas jurídicas do estado de exceção. Para tanto, recolheu as mais significativas contribuições de investigadores brasileiros e estrangeiros que têm se dedicado ao tema nos últimos vinte anos. O livro resulta de atividades de pesquisa, intercâmbio e diálogo entre seus colaboradores, e é fruto de uma preocupação compartilhada a respeito do conceito e das práticas de exceção cotidianamente incorporadas às formas jurídicas. Agrupados em três eixos, os estudos descrevem os modos de funcionamento de dispositivos de exceção, aplicando-se às suas operações concretas; analisam as formas jurídicas de que o estado de exceção se reveste em estruturas econômicas, sociais e políticas para revelar sua íntima relação com certa normalidade capaz de convertê-lo em paradigma de governo; por fim, apontam focos de resistência e traçam linhas de fuga. Trata-se de uma publicação de viés inovador e interdisciplinar, qualificada para tornar-se material de referência e consulta para docentes e discentes de cursos de graduação e pós-graduação das áreas das Ciências Humanas e das Ciências Sociais Aplicadas.
Compra Editora UEPG
 
Título A SEGURIDADE SOCIAL NO BRASIL E NA ARGENTINA
Autor(a) Lúcia Cortes da Costa e Alejandro Hugo Del Valle (ORGS.)
Ano 2017
Editora  Editora UNICENTRO
Páginas 284
ISBN 978-85-7891-205-5
Formato 160mmx230mm
Resumo Neste livro, os autores analisam as mudanças na seguridade social no Brasil e na Argentina, considerando o contexto econômico, social e político de retomada de ideias neoliberais. A coletânea reúne  pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, tais como: economia, direito, serviço social, sociologia e história . A abordagem do tema Seguridade Social numa perspectiva interdisciplinar, estabelece o diálogo com diferentes correntes teóricas, que, no entanto, tem um eixo comum, a crítica ao ideário neoliberal
Compra Editora UNICENTRO
 
Título Cadernos de Pesquisa Social 3 - Cidadania e Democracia CADERNOS DE PESQUISA SOCIAL 3: cidadania e democracia
Autor(a) Augusta Pelinski Raiher /Alfredo Cesar Antunes
Ano 2016
Editora  UEPG
Páginas 132
ISBN 9788577982042
Formato
21 x 28 cm
Resumo Trata-se de proposta do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas com objetivo de relatar as investigações desenvolvidas pelos alunos e publicizar os resultados alcançados, bem como o percurso metodológico construído pelos alunos. Retrata, também, as produções acadêmicas desenvolvidas junto às linhas de pesquisa Estado, Direitos e Políticas Públicas e História, Cultura e Cidadania.
Compra E-book - Editora UEPG
Título Cadernos de Pesquisa Social 2 Cadernos-de-Pesquisa-Social-2
Autor(a) Constantino Ribeiro de Oliveira Junior e Maria Julieta Weber Cordova (orgs.)
Ano 2014
Editora UEPG
Páginas 105
ISBN 978857798189
Formato 21 x 28 cm
Resumo O Caderno de Pesquisa Social – II apresenta trabalhos que abordam temas diversificados, articulados às pesquisas concluídas junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas. Esse Programa centra-se na área Cidadania e Políticas Públicas, dividida em duas linhas de pesquisa: Estado, Direitos e Políticas Públicas e História, Cultura e Cidadania. Os estudos de cunho interdisciplinar já se constituem como fundamento de pesquisa na contemporaneidade, contribuindo para uma diversidade de articulações e desafios do conhecimento. Nesse sentido é que as pesquisas sociais realizadas no Programa têm como foco estabelecer diálogos entre as várias áreas do conhecimento, possibilitando repensar fronteiras disciplinares face às problemáticas que requeiram investigações que contemplem diferenciadas perspectivas de análise. O leitor encontrará nos capítulos da obra temas como violência, estudos da sociedade civil, mídia e eleições, representações sociais, direitos humanos, conselhos municipais, criminalização, entre outros.
Compra Editora UEPG
Título PESQUISA E EXTENSÃO: experiências e perspectivas interdisciplinares PESQUISA-E-EXTENSaO--experiencias-e-perspectivas-interdisciplinares
Autor(a) Edina Schimanski e Fátima Gonçalves Cavalcante (orgs.)
Ano 2014
Editora UEPG
Páginas 264
ISBN 978-85-7798-191-5
Formato 24 x17 cm
Resumo Este livro nasceu de uma cooperação entre dois Programas de Pós-Graduação de Mestrado e Doutorado em Ciências Sociais Aplicadas, da Universidade Estadual de Ponta Grossa, e em Psicanálise, Saúde e Sociedade, da Universidade Veiga de Almeida, Rio de Janeiro. Docentes, discentes e pesquisadores associados de ambos os programas tiveram a oportunidade de estabelecer trocas, cooperações, consultorias, transferências de conhecimentos e a participação em eventos de ambas as IES. Além disso, parcerias nacionais e internacionais têm propiciado aos dois programas a ampliação de intercâmbios profissionais e de pesquisa. Essa obra, portanto, amplia e socializa o encontro entre profissionais das áreas de Sociologia, Antropologia, Educação, Educação Física, Direito, Serviço Social, Psicologia, Psicanálise, Pediatria, Comunicação e Saúde Pública do país e do exterior. Ela aborda o conhecimento construído no cotidiano de serviços, na extensão, na pesquisa e em práticas profissionais interdisciplinares.
Compra Editora UEPG
Título Trabalho e Proteção Social trabalhoeprotecaosocial
Autor(a) Lenir Aparecida Mainardes da Silva, Silvana Souza Netto Mandalozzo e Jusssara Maria Rosa Mendes
Ano 2014
Editora Estúdiotexto
Páginas 248
ISBN 978-85-67798-08-0
Formato 15,5 x 21,5 cm
Resumo Reunindo temas relacionados a políticas públicas, na mais ampla acepção da expressão, a obra preenche uma lacuna na Doutrina Trabalhista Nacional ao tratar de assuntos que, direta ou indiretamente, compõem o conjunto de contrapartidas legitimadoras da maneira de existir preconizada pelas sociedades contemporâneas, ressalta Wilson Ramos Filho, professor da Unibrasil, da UFPR (graduação, mestrado e doutorado e do Doctorado en Derechos Humanos, Interculturalidad y Desarollo, da Universidad Pablo de Olavide, Sevilha, Espanha. “Este conjunto de estudos certamente iluminará futuras pesquisas de professores e alunos de Direito interessados na universalização dos direitos sociais e na sua indissociabilidade dos direitos humanos em todas as suas dimensões”. Neuza Maria de Fátima Guareschi, coordenadora do PPGPSI/UFRGS, assina o prefácio da coletânea, que situa como espaço privile­giado de diálogo qualificado que discute os desafios e perspectivas das políticas de proteção social na contemporaneidade. “Em tempos de busca de expansão e divulgação das produções científicas bra­sileiras pelos programas de pós-graduação, é elogiável a iniciativa dessas três autoras, que realizaram uma construção integrada para publicação deste livro”. Destacando a relevância e atualidade da publicação, Neusa Guareschi registra que “a temática da proteção social é desafiante, considerando os atuais cenários e ace­leradas transformações societárias que caracterizam o capitalismo contemporâneo”.
Compra Estúdiotexto
Título A política social na América do Sul: perspectivas e desafios no século XXI A política social na América do Sul: perspectivas e desafios no século XXI
Autor(a) Lucia Cortes da Costa, Vera Maria Ribeiro Nogueira e Vini Rabassa da Silva (orgs.)
Prefácio Jussara Maria Rosa Mendes
Ano 2013
Editora  UEPG
Páginas 266
ISBN 978-85-7798-165-6
Formato 16 x 23 cm
Resumo Coletânea que aborda as mudanças recentes na proteção social nos países da América do Sul com destaque para o campo da seguridade social. Apresenta um conjunto de textos marcados pela interdisciplinaridade, agregando pesquisadores da área de Serviço Social, Sociologia, Direito e Administração. Os autores abordam as crises do capitalismo, as ideas neoliberais e a recente retomada do papel do Estado na regulação do mercado e na proteção social nos países da América do Sul. O tema da integração regional do Mercosul perpassa os capítulos que discutem a política social na região.
Compra Editora UEPG
Título Cadernos de Pesquisa Social

Cadernos de Pesquisa Social
Autor(a) Jussara Ayres Bourguignon e Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros (orgs.)
Apresentação Jussara Ayres Bourguignon e Solange Aparecida Barbosa de Moraes Barros
Ano 2012
Editora  UEPG
Páginas 171
ISBN 978-85-7798-162-5
Formato 21 x 28 cm
Resumo Coletânea que objetiva apresentar o perfil da produção acadêmica discente junto ao curso de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas da UEPG, verificando como foi o trabalhado o processo de pesquisa nesta área de conhecimento. Em razão da escassa produção acadêmica sobre percursos metodológicos de pesquisa, busca-se compreender as particularidades e características deste processo por entender que a pesquisa na área das Ciências Sociais possui natureza e configuração qualitativa e diversidade de propostas metodológicas, merecendo ser foco de debate em uma perspectiva interdisciplinar.
Compra Editora UEPG
Título Pesquisa em Ciências Sociais: interfaces, debates e metodologias livro1
Autor(a) Jussara Ayres BourguignonConstantino Ribeiro de Oliveira Junior (Orgs.)
Prefácio Paulo de Salles Oliveira
Ano 2012
Editora  Todapalavra
Páginas 216
ISBN 978-85-62450-26-6
Formato 15,5cm x 21,5cm
Resumo Coletânea de textos que desenvolvem reflexões e propõem debates interessantes sobre os fundamentos teóricos e metodológicos da pesquisa em Ciências Sociais. Reúne pesquisadores dos campos da Saúde Pública, Educação, Educação Física, Serviço Social, Jornalismo e Psicologia.
Compra Editora Todapalavra
 
Título Meio ambiente, crise e cidadania: tensões e articulações no debate ecológico
Autor(a) Édina SchimanskiMarcelo Engel Bronosky (Org.)
Apresentação Marcos Sorrentino
Ano 2011
Editora  Todapalavra
Páginas 276
ISBN 978-85-62450-19-8
Formato 16cm x 23cm
Resumo Esta obra, organizada em forma de coletânea, tem por objetivo oferecer reflexões sobre o meio ambiente em seus múltiplos desdobramentos, sobretudo no momento de crise pelo qual passa a humanidade. Compreendida nos seus mais diferentes aspectos – social, político, ético e econômico −, essa crise tem impactado de forma direta sobre o meio ambiente e sobre as questões que o envolvem. Em face das atuais catástrofes ambientais, somadas à ausência de planejamento urbano, do avanço das desigualdades sociais, da superficialidade das informações e da fragilização das relações societárias, alimentadas pela falta de projetos, torna-se central o debate sobre o meio ambiente e seus impactos. Neste contexto, a obra se apresenta  como uma valiosa contribuição às reflexões em torno das questões ambientais e suas relações com os aspectos da vida em sociedade, apontando novos e possíveis caminhos.
Compra Editora Todapalavra
Título Emancipação e serviço social: a potencialidade da prática profissional Emancipação e serviço social: a potencialidade da prática profissional
Autor(a) Danuta Estrufika Cantóia Luiz
Prefácio Maria Lúcia Martinelli
Ano 2011
Editora  UEPG
Páginas 271
ISBN 978-85-7798-143-4
Formato 24cm x 17cm
Resumo Evocando os fundamentos e valores críticos da emancipação social como processo que potencializa o protagonismo sociopolítico de segmentos da classe subalterna, estabelece relação com as práticas profissionais desenvolvidas no âmbito do Serviço Social [...]. Destaca-se a originalidade do presente livro, pois é a partir desse horizonte que a autora construirá [...] a categoria rupturas moleculares emancipatórias. Utiliza tal categoria para referir-se à efetivação de práticas que contribuam para potencializar o protagonismo consciente e ativo dos grupos e estratos com os quais trabalha, por intermédio da elevação cultural e política, dimensões entendidas como a base fundamental de um projeto contra-hegemônico e emancipatório da sociedade.
Compra Editora UEPG
Título Sociedade e cidadania: desafios para o século XXI (2ª. ed
Autor(a) Lúcia Cortes da CostaMaria Antonia de Souza
Ano 2010
Editora  UEPG
Páginas 243
ISBN 978-85-7798-130-4
Formato 15,7cm x 21,5cm
Resumo O livro trata de temas como participação, comunidade, cidadania, movimentos e organizações sociais, desigualdade, pobreza e exclusão. Para uma diversidade de temáticas há uma diversidade de abordagens teóricas, mas todos os autores da obra concordam que a pobreza gera fragilidade nos processos participativos, na educação, na busca pela efetivação dos direitos sociais e na apropriação das novas tecnologias. Portanto, dentre os desafios para o século XXI é possível anunciar a necessidade de maior articulação entre os diversos movimentos e organizações sociais da sociedade civil, entre eles o Estado, na tentativa de buscar saídas para a pobreza e a desigualdade que marcam a sociedade brasileira.
Compra Editora UEPG
Título Eleições e mídia local: desvendando a democracia de massa em disputas municipais Eleições e mídia local: desvendando a democracia de massa em disputas municipais
Autor(a) Emerson Urizzi Cervi (Org.)
Ano 2010
Editora  Todapalava
Páginas 192
ISBN 978-85-62450-03-7
Formato 15,5cm x 21,5cm
Resumo Coletânea de textos que discutem a relação entre meios de comunicação de massa em disputas eleitorais municipais, ou seja, o impacto da mídia massiva em processos políticos locais. O livro está dividido em duas partes. Na primeira são apresentadas análises sobre a cobertura feita por jornais do município de Ponta Grossa (centro-sul do Paraná) durante o período das eleições para prefeito de 2008. Na segunda, as pesquisas são ampliadas para outras esferas de poder, mídia e municípios. Verifica-se o papel dos jornais tradicionais na disputa pela Prefeitura de Curitiba em 2008, o tipo de cobertura de blogs jornalísticos a respeito dessa eleição e como os jornais diários locais apresentam as eleições nacionais e estaduais para seus leitores. Com isso, pretende-se ampliar a discussão sobre o papel da mídia tradicional para o seu comportamento em comunidade.
Compra Editora Todapalavra
Título Sociedade civil e democracia: expressões contemporâneas
Autor(a) Danuta Estrufika Cantóia Luiz (Org.)
Prefácio Luiz Eduardo Wanderley
Ano 2010
Editora  Veras
Páginas 303
ISBN 978-85-87064-37-0
Formato 14cm x 21cm
Resumo Sociedade civil e democracia são dois conceitos que balizam esta coletânea. Expressam diferentes campos de referência teórica e diversas dimensões da vida social, desde a constituição das relações sociais cotidianas até as formas de governo, de Estado, de relações entre Estado e sociedades, de modos de vida soldados na infraestrutura econômica e na superestrutura política, jurídica e ideológica. Os complexos desdobramentos que fazem emergir a sua essencialidade provocam questionamentos diante dos desafios que são colocados para a sua materialização na sociedade contemporânea.
Compra Veras Editora
Título Pesquisa social: reflexões teóricas e metodológicas
Autor(a) Jussara Ayres Bourguignon (Org.)
Apresentação Maria Cecília de Souza Minayo
Ano 2009
Editora  Todapalavra
Páginas 187
ISBN 978-85-62450-02-0
Formato 15,5cm x 21,5cm
Resumo Voltado para profissionais que atuam nas diversas áreas que compõem as Ciências Sociais, o livro traz textos que abordam a interdisciplinaridade, as diversas possibilidades de metodologia de pesquisa, a ampliação dos objetos de estudo das Ciências Sociais e o alcance das pesquisas na área social.A obra tem por finalidade alimentar os pesquisadores da área das Ciências Sociais e Humanas em relação às reflexões teóricas e metodológicas tão necessárias ao processo de aproximação e delineamento de seus objetos de investigação.Ela objetiva contribuir para a valorização da metodologia no contexto da produção de conhecimento, demonstrando as possibilidades e potencialidades dessa temática quando envolve um diálogo interdisciplinar e pluralista. Nesta perspectiva, convida o leitor e pesquisador ao debate e à troca de conhecimentos e de experiências que sejam capazes de gerar novas e fecundas produções sobre pesquisa social.
Compra Editora Todapalavra
Título Estado e democracia: pluralidade de questões
Autor(a) Lucia Cortes da Costa (Org.)
Ano 2008
Editora  UEPG
Páginas 268
ISBN 978-85-7798-037-6
Formato 16cmx23cm
Resumo A coletânea de textos que compõe o livro Estado e Democracia: pluralidade de questões aborda temas atuais e polêmicos sobre o modo de viver em sociedade, tendo como destaque o papel do Estado em diferentes áreas das políticas públicas. Podemos viver numa sociedade complexa sem o Estado? Se esta questão nos leva a uma conclusão racional sobre a necessidade do Estado, outra questão então surge: qual o tipo de Estado que necessitamos numa sociedade como a atual? Certamente há alguns consensos importantes nas ciências sociais e humanas. O consenso sobre a forma de Estado foi construído ao longo da história do século XX, depois dos graves conflitos bélicos e das enormes perdas humanas. O Estado democrático de direito surge como a forma mais adequada para organizar a vida em sociedade.
Compra Editora UEPG
Título A particularidade histórica da pesquisa no serviço social A particularida histórica da pesuisa no Serviço Social
Autor(a) Jussara Ayres Bourguignon
Prefácio Maria Lúcia Martinelli
Ano 2008
Editora  UEPG
Páginas 232
ISBN 978-85-87064-34-9
Formato 14cm x 21cm
Resumo Trata-se de uma obra que, sem dúvida nenhuma, traz importantes contribuições para fazer avançar o processo de construção do conhecimento e de intervenção em Serviço Social, uma vez que a trajetória analítica percorrida vai ao âmago da questão, tratando de dar evidência à particularidade histórica a Pesquisa nessa área de conhecimento e intervenção profissional. Para explicitar de modo denso e fecundo essa original contribuição, sua autora, Profa. Dra. Jussara Ayres Bourguignon, realiza um processo investigativo que tem como referência a perspectiva teórico-crítica, a partir de seus fundamentos no método dialético.
Compra Editora UEPG
Título Os impasses do Estado capitalista: uma análise sobre a reforma do Estado no Brasil
Autor(a) Lúcia Cortes da Costa
Ano 2006
Editora  Cortez/UEPG
Páginas 260
ISBN 978-85-24912-29-0
Formato 15,7cm x 21,5cm
Resumo Resgata a discussão sobre o paradigma de organização da sociedade moderna, definindo a partir de Estados Nacionais, indagando sobre a possibilidade de soberania nacional e dos pactos democráticos no contexto da globalização da economia.
Compra Editora Cortez