Disciplinas

Obrigatórias

Eletromagnetismo I
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Introdução à eletrostática, Método de Imagens, Problemas de valor de fronteira na eletrostática, Multipolos, Eletrostática de meios macroscópicos, dielétricos.
Eletromagnetismo II
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Problema de contorno em eletrostática. Multipolos: Eletrostática de meios microscópicos. Magnetostática. Equação de Maxwell no Vácuo e em Materiais Dielétricos. Potenciais e funções de Green. Leis de conservação e simetrias; Teorema de Poynting. Monopolos magnéticos e Quantização da carga elétrica; Ondas Eletromagnéticas em Dielétricos e Condutores. Sistemas radiantes. Difração.
Física Estatística I
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Considerações gerais.  Mecânica estatística clássica.  Mecânica estatística quântica. Aplicações em gases e fluidos quânticos.
Mecânica Quântica I
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Conceitos Fundamentais.  Dinâmica Quântica. Teoria do Momento Angular. Simetrias em Mecânica Quântica.
Mecânica Quântica II
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Teoria das perturbações: Perturbações estacionárias e dependentes do tempo. Fenômenos dependentes do tempo (Aproximação adiabática). Formulação variacional do problema de autovalores. Átomos Hidrogenóides. Estrutura fina e hiperfina. Efeito Stark. Partículas carregadas em campos magnéticos (Efeitos Zeeman e Aharonov-Bohn). Simetrias dinâmicas e o átomo de Hidrogênio. Sistemas de partículas idênticas.
Prática de Docência I
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina tem o objetivo de fornecer ao estudante a possibilidade do acompanhamento de uma disciplina dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Física sob a forma de estágio. Obrigatória para alunos bolsistas da CAPES e CNPq.
Prática de Docência II
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina tem o objetivo de fornecer ao estudante a possibilidade do acompanhamento de uma disciplina dos cursos de Bacharelado ou Licenciatura em Física sob a forma de estágio. Obrigatória para alunos bolsistas da CAPES e CNPq.
Seminários I
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Seminários de Mestrado I: O estudante de Mestrado deverá assistir  30 horas seminários, dentre os regularmente o Curso de Pós-Graduação. O objetivo da disciplina é familiarizar o mestrando com as técnicas de apresentação do conhecimento científico, avanços recentes da pesquisa em Física e aplicações, e a discussão crítica dos problemas inerentes à atividade de pesquisa.
Optativas
Computação Quântica e Informação Quântica
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Rudimentos de Teoria da Computação. Limites Físicos do Desempenho de Computadores. Bits Quânticos e Portas Lógicas Quânticas. Circuitos e Algoritmos Quânticos (Algoritimo de Deutsch, Algoritimo de Busca, Fatoração de Shor). Comunicação Quântica (Criptografia Quântica, Codificação Superdensa, Teletransporte). Implementações Experimentais (Sistemas Ópticos, Eletrodinâmica Quântica de Cavidades, Íons Aprisionados, Circuitos Supercondutores, Spins em Semicondutores, Quantum Dots). Computação Quântica Geométrica. Cluster States. Decoerência (Modelos Fenomenológicos). Correção de erros. Introdução a Informação Quântica (Entropia de Shannon, Entropia de von Neumann, Compressão de Dados Quântica, Canais Quânticos). Outros tópicos a critério do professor.
Cristalografia
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Noções de cristalografia. Geometria dos cristais. Produção, propriedades dos raios X e a interação com a matéria. Princípios fundamentais da difração de raios X: aspectos geométricos da difração de raios X e a lei de Bragg. Fatores de espalhamento atômico, estrutura, multiplicidade, Lorentz, polarização, absorção e temperatura e as suas influências na intensidade da difração de raios X. Métodos experimentais de difração de raios X. Aplicações.
Dinâmica de Fluídos em Meios Porosos
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: O meio poroso. Porosidade e elemento representativo. Descrição estatística de um meio poroso.  As equações fundamentais de transporte de fluidos em meios porosos. Equações de movimento de um fluido homogêneo. Modelos.
Dinâmica de Sistemas não Lineares
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Equações Diferenciais e Sistemas Dinâmicos Lineares e Não-Lineares; Sistemas Dissipativos e Atratores; Equações de Van der Pol, Duffing e Lorenz; Técnicas Computacionais; Análise dos Regimes Periódico e Caótico; Teoria de Bifurcações e Rotas para o Caos; Universalidade; Sistemas Hamiltonianos; Teoria de Perturbação; Tópicos Especiais.
Dinâmica Não Linear
Carga horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Mapas Unidimensionais. Atratores Estranhos e Dimensão Fractal. Sistemas Caóticos. Quase Periodicidade. Caos em Sistemas Hamiltonianos. Transições Caóticas.
Espectroscopia de Ressonância Paramagnética Eletrônica (RPE)
Carga horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Princípios de RPE; Hamiltoniana e função de onda; interação hiperfina; fenômeno de relaxação; valor de g; experimentos.
Espectroscopia Física
Carga horária: 45
Créditos: 3
Ementa: Física Quântica – Interação da radiação com a matéria. Espectroscopia de Microondas. Introdução a Teoria de grupos. Espectroscopia Vibracional. Espectroscopia eletrônica I. Espectroscopia eletrônica II.
Evolução Estelar
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Propriedades físicas das estrelas. Condições físicas no interior estelar. Termodinâmica do interior estelar. Processos nucleares no interior estelar. Transporte de energia no interior estelar. Cálculo de estrutura estelar. Evolução anterior à sequência principal: a formação das estrelas. A sequência principal. Evolução posterior à sequência principal. Produtos finais da evolução estelar. Rotação, pulsação e perda de massa.Nucleossíntese
Física Aplicada a Solos
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: O solo. Caracterização física do solo. Cálculo da água no solo. Potenciais da água no solo. Medida dos potenciais da água no solo. Movimento da água no solo. Infiltração da água no solo. Métodos de medida da condutividade hidráulica de solos.
Física do Estado Sólido I
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Introdução.  Modelos de Drude e Sommerfeld.  Redes  Cristalinas. Teoria de Bandas. Aproximação Semiclássica. Fônons.
Física do Estado Sólido II
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Simetrias. Estrutura Eletrônica (Aproximações de elétrons quase livres, Elétrons Fortemente Ligados, Hartree-Fock, Teoria deBandas). Quase Partículas (quase-elétrons, plasmons, excitons, fonons, magnons). Interação entre Quase-Partículas.Teoria de transporte. Supercondutividade (pares de Cooper, teoria BCS). Efeito Hall quântico. Desenvolvimentos Modernos (Spintrônica e Computação Quântica). Outros tópicos a critério do professor.
Mecânica Clássica
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Princípio Variacional  e Equações de Lagrange; Equações de Hamilton do Movimento; Transformações Canônicas; Teoria de Hamilton-Jacobi;  Teoria de Perturbação; Formulação Hamiltoniana e Lagrangeana para Sistemas Contínuos
Mecânica Quântica III
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Interação da radiação com a matéria. Espalhamento Elástico. Simetrias e leis de conservação. Visão Geral da Quantização do campo eletromagnético (Absorção e emissão estimuladas. Emissão espontânea. Regras de seleção). Introdução à Segunda quantização. Introdução à equação de Dirac.
Métodos de Caracterização de Materiais I
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Introdução aos métodos de caracterização de materiais. Teoria da difração de raios X. Difração de raios X. Espectroscopia de raios X. Preparação de amostras para microscopia óptica. Microscopia óptica. Microscopia eletrônica de varredura. Microscopia eletrônica de transmissão. Análise de imagens.
Métodos de Caracterização de Materiais II
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Área superficial e porosidade. Métodos de análise térmica. Espectroscopia de ultravioleta e visível espectroscopia de infravermelho. Espectroscopia de Raman. Análise química de superfícies por espectroscopia de fotoelétrons (XPS) e de Auger. Ressonância magnética nuclear (RMN).
Métodos de Estatística Experimental em Física Ambiental
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Média, Variância e Desvio Padrão. Delineamentos Experimentais Simples. Testes e Provas de Significância. Ensaios Fatoriais. Regressão Polinomial na Análise de Variâncias. Utilização de aplicativos computacionais estatísticos na análise de dados resultantes de experimentos em Física Ambiental.
Métodos de Física Teórica
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa:Elementos da Teoria das Funções Analíticas; Funções de Green; Métodos Assinóticos para Equações Diferenciais; Equações Integrais; Elementos de Integração Funcional; Dinâmica Estocástica de Sistemas Clássicos e Quâniticos; Elementos de Geometria Diferencials e Aplicações.
Óptica Quântica
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Coerência Quântica. Interação da Radiação com Sistemas atômicos (Modelo de Jaynes-Cummings, Fases Geométricas). Princípios do Laser. Eletrodinâmica Quântica de Cavidades. Campos Propagantes em Arranjos Ópticos (interferometria). Movimento Quantizado de íons aprisionados. Estados não Clássicos da Luz (Produção, Detecção e aplicações em metrologia). Reconstrução de Estados Quânticos. Paradoxo de EPR e teorema de Bell. Distribuições de quase-probabilidade no espaço de fase. Interação de Sistemas Quânticos com o Meio Ambiente. Efeitos Cooperativos.  Aplicações Recentes da Óptica Quântica (Resfriamento a Laser, Condensação de Bose-Einstein, Processamento de Informação  Quântica e Teletransporte Quântico). Outros tópicos a critério do professor.
Preparação e Caracterização de Materiais Supercondutores
Carga horária: 45
Créditos: 4
Ementa: Materiais supercondutores; Diagrama de fases; Preparação de amostras : policristalinas, monocristalinas e texturizadas;  Caracterização : propriedades estruturais, elétricas,  magnéticas e térmicas.
Propriedades Mecânicas de Filmes e Superfícies
Carga horária: 45
Créditos: 4
Ementa: Introdução. Superfícies e Filmes. Teste de dureza. Teste de desgaste. Atrito. Tensão residual. Mecânica do contato. Aplicações. Nanoindentação. Propriedades mecânicas de filmes finos. Nanotribologia e resistência ao risco. Aplicações.
Propriedades Mecânicas dos Sólidos
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Cristais perfeitos. Elasticidade. Plasticidade. Defeitos de ponto e de linha. Interação de defeitos. Encruamento e Endurecimento. Fluência. Fadiga
Supercondutividade
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Supercondutividade e Materiais Supercondutores; Propriedades Gerais dos Supercondutores; Teorias Fenomenológicas da Supercondutividade;Teoria BCS; Supercondutividade do Tipo – II
Termodinâmica Aplicada
Carga horária: 90
Créditos: 6
Técnicas de Microscopia e Microanálise
Carga horária: 90
Créditos: 6
Ementa: Fundamentos de microscopia ótica. Natureza ondulatória das partículas – física da microscopia eletrônica. Microscopia eletrônica de varredura. Microscopia eletrônica de varredura de emissão de campo. Microscopia eletrônica em transmissão. Microanálise por emissão de raios X. Microscopia de força atômica
Técnicas Nucleares em Física Ambiental
Carga horária: 60
Créditos: 4
Ementa: Fundamentos básicos de radioatividade. Transmissão de raios gama e suas aplicações em Física Ambiental. Tomografia computadorizada de raios gama e X e suas aplicações em Física Ambiental. Espectrometria gama de alta resolução e suas aplicações em Física Ambiental. Sonda de nêutrons e nêutrons/gama e suas aplicações em Física Ambiental. Fluorescência de raios-X e suas aplicações em Física Ambiental. Microscopia eletrônica de varredura e suas aplicações em Física Ambiental.
Tópicos Especiais em Astronomia
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de astronomia, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.
Tópicos Especiais em Ciência do Solo
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de ciência dos materiais, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.
Tópicos Especiais em Fibra Óptica II
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Conteúdo variável de acordo com os interesses de projetos de pesquisa em andamento.
Tópicos Especiais em Física dos Materiais I
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de ciência dos materiais, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.
Tópicos Especiais em Física dos Materiais II
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de ciência dos materiais, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.
Tópicos Especiais em Física Teórica I
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de física teórica, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.
Tópicos Especiais em Física Teórica II
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de física teórica, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.
Tópicos Especiais em Supercondutividade I
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de supercondutividade, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.
Tópicos Especiais em Supercondutividade II
Carga horária: 30
Créditos: 2
Ementa: Esta disciplina compõe-se de tópicos avançados na área de supercondutividade, em área específica de interesse do estudante visando à sua formação. O programa da disciplina será elaborado pelo orientador, utilizando bibliografia atualizada e específica ao assunto.