Normas

INSTRUÇÕES AOS AUTORES

Os trabalhos submetidos ao X Congresso Brasileiro de Agroinformática – SBIAGRO serão avaliados por membros do Comitê Científico do evento, podendo ser solicitado alterações ao autor, sendo que caberá a esse Comitê a decisão de Aceitar ou Rejeitar o trabalho.

A decisão de aceite do trabalho será baseada na originalidade, qualidade, mérito científico e adequação aos tópicos de interesse do evento.

Existem duas modalidades de trabalho no X SBIAGRO: Artigo Completo e Resumo Expandido, sendo que a modalidade Resumo Expandido só é aceita em submissões em que o apresentador é aluno de graduação (SBIAGRO-IC Iniciação Científica) e suas normas estão detalhadas no link  http://www3.uepg.br/sbiagro2015/evento/sbiagro-ic/

A seguir são apresentadas as normas para submissão trabalhos na modalidade Artigo Completo.

FORMATAÇÃO DO ARTIGO COMPLETO

DIGITAÇÃO: o trabalho deverá conter no mínimo seis (6) páginas, digitadas em espaço 1,5 (exceto Tabelas), fonte Times New Roman, normal, tamanho 12, recuo do parágrafo por 1 cm. Todas as margens deverão ter 2,5 cm. O trabalho deverá ser submetido no formato de arquivo PDF, com no máximo 2 Mb de tamanho.

ESTRUTURA: o trabalho deverá obedecer à seguinte ordem: título, título em inglês, resumo, palavras-chave, abstract, key words, introdução, material e métodos, resultados e discussão, conclusões, agradecimentos (opcional) e referências.

TÍTULO: deve ser escrito com apenas a inicial maiúscula, em negrito e centralizado na página com no máximo 15 palavras. Como chamada de rodapé numérica, extraída do título, devem constar informações sobre a natureza do trabalho (se extraído de tese/dissertação, se pesquisa financiada,…) e referências às instituições colaboradoras.

Os subtítulos: Introdução, Material e métodos, Resultados e discussão, Conclusões, Agradecimentos e Referências devem ser escritos em caixa alta, em negrito e ajustados a esquerda.

AUTORES: na primeira versão do artigo submetido, os nomes dos autores e a identificação de cada autor (Intituição, Cidade/Estado/País  da Instituição, email do autor) deverão ser omitidos.

Somente na versão final o artigo deverá conter o nome de todos os autores com identificação abaixo da linha dos nomes. Os nomes completos (sem abreviaturas) deverão vir abaixo do título, somente com a primeira letra maiúscula, um após outro, separados por vírgula e centralizados na linha. Como identificação deve-se indicar, de cada autor, afiliação completa (departamento,  centro, instituição, cidade, estado e país), endereço eletrônico. A identificação deve vir após a linha de nome dos autores, devendo corresponder a numeração de vinculação (sobrescrito) usada nos nomes dos autores.

O trabalho poderá ter, além do autor apresentador, no máximo cinco (5) coautores. Não serão permitidas mudanças nos nomes de autores a posteriori. O sigilo de identidade dos autores e revisores será mantido durante todo o processo.

RESUMO e ABSTRACT: devem começar com estas palavras, centralizado, em caixa alta e em negrito, contendo no máximo 250 palavras.

PALAVRAS-CHAVE e KEY WORDS: devem conter entre três e cinco termos para indexação. Os termos usados não devem constar no título. Cada palavra-chave e key word deve iniciar com letra maiúscula e ser seguida de vírgula. Após a última palavra-chave e key word um ponto deve ser usado.

INTRODUÇÃO: deve ser concisa e objetiva contendo citações atuais que apresentem relação com o assunto abordado na pesquisa.

CITAÇÃO DE AUTORES NO TEXTO: a NBR 10520/2002 estabelece as condições exigidas para a apresentação de citações em documentos técnico-científicos e acadêmicos.

Nas citações, quando o sobrenome do autor, a instituição responsável ou título estiver incluído na sentença, este se apresenta em letras maiúsculas/minúsculas, e quando estiverem entre parênteses, em letras maiúsculas.

Ex: Moraes (2014) ou (MORAES, 2014); com dois autores ou três autores, usar Souza e Gonçalves (2014) ou (SOUZA; GONÇALVES, 2014) e Silva, Rodrigues e Andrade (2008) ou (SILVA;  RODRIGUES; ANDRADE, 2008); com mais de três autores, usar Nogueira et al. (2011) ou (NOGUEIRA et al., 2011).

VÁRIOS AUTORES CITADOS SIMULTANEAMENTE: havendo citações indiretas de diversos documentos de vários autores mencionados simultaneamente e que expressam a mesma idéia, separam-se os autores por ponto e vírgula, em ordem alfabética, independente do ano de publicação.

Ex: (RIBEIRO, 1999; OLIVEIRA, 2009).

SIGLAS: quando aparecem pela primeira vez no texto, deve-se colocar o nome por extenso, seguido da sigla entre parênteses.

Ex: De acordo com a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) […].

TABELAS: devem ser numeradas consecutivamente com algarismos arábicos na parte superior. Não usar linhas verticais. As linhas horizontais devem ser usadas para separar o título do cabeçalho e este do conteúdo, além de uma no final da tabela. Cada dado deve ocupar uma célula distinta. Usar espaço simples. Não usar negrito ou letra maiúscula no cabeçalho.

FIGURAS: gráficos, fotografias ou desenhos levarão a denominação geral de Figura sucedida de numeração arábica crescente e legenda na parte superior.  O título da figura deve ter  fonte Times New Roman, corpo 10.

EQUAÇÕES: devem ser digitadas usando o editor de equações do Word, com a fonte Times New Roman. As equações devem receber uma numeração arábica crescente.

AGRADECIMENTOS: logo após as conclusões poderão vir os agradecimentos direcionados a pessoas ou instituições, em estilo sóbrio e claro, indicando as razões pelas quais os faz.

REFERÊNCIAS: são elaboradas conforme a ABNT NBR 6023/2002.

Inicia-se com a palavra REFERÊNCIAS (escrita em caixa alta, em negrito e centralizada).  Devem ser digitadas em fonte tamanho 12, espaço duplo e justificadas.

Exemplos de referências:

– Artigo publicado em periódico

CHINCHULUUN, A. et al. Data mining techniques in agricultural and environmental sciences. International Journal of Agricultural and Environmental Information Systems. v. 1, n. 1, p. 26-40, 2010.

NEGRI, R. G.;     SANT’ANNA, S. J. S.;      DUTRA, L. V. Aplicação de modelos de aprendizado semissupervisionado na classificação de imagens de sensoriamento remoto. Revista de Informática Teórica e Aplicada, v. 20, n. 2, p. 32-55, 2013.

ANDRADE, E. M. et al. Mapa de vulnerabilidade da bacia do Acaraú, Ceará, à qualidade das águas de irrigação, pelo emprego do GIS. Revista Ciência Agronômica, v. 37, n. 3, p. 280-287, 2006.

– Livro

BENTLEY, P. J. Biologia Digital. 1. ed. São Paulo: Berkeley, 2002. 301 p.

– Capítulo de livro

MONARD, M. C.; BARANAUSKAS, J. A. Conceitos sobre aprendizado de máquina. In: REZENDE, S. O. Sistemas inteligentes: Fundamentos e Aplicações. 1. ed. Barueri, SP: Manole, 2005. cap. 4, p. 89-114.

– Monografia/Dissertação/Tese

EDVAN, R. L. Ação do óleo essencial de alecrim pimenta na germinação do matapasto. 2006. 18 f. Monografia (Graduação em Agronomia) – Centro de Ciências Agrárias, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, 2006.

KAPP JR., C. Sensores de refletância espectral e desempenho da cultura do trigo em respeito à adubação nitrogenada em plantio direto. 2001. 72 f. Dissertação (Mestrado em Computação Aplicada) – Setor de Ciências Agrárias e de Tecnologia, Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2013.

– Trabalho publicado em anais de congresso

BRAYNER, A. R. A.; MEDEIROS, C. B. Incorporação do tempo em SGBD orientado a objetos. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE BANCO DE DADOS, 9., 1994, São Paulo. Anais… São Paulo: USP, 1994. p. 16-29.

No caso dos anais do congresso estarem em formato eletrônico, deverá ser seguido os seguintes exemplos, de acordo com cada caso:

SILVA, R.;  FROZZA, A.; BEAUMORD, A. Sistema de informação para monitoramento de qualidade da água e apoio ao enquadramento de corpos hídricos. In: X SIMPÓSIO BRASILEIRO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO, 4., 2014, Londrina. Anais eletrônicos… Londrina: UEL, 2014. Disponível em: <http://www.sbsi2014.uel.br/>. Acesso em: 14 out. 2014.

AGUIAR, L. S. Metodologia híbrida para otimização de modelagem de sistemas. In: CONGRESSO BRASILERO DE SISTEMAS COMPUTACIONAIS, 10., 2008, São Paulo. Anais… São Paulo:EDUSP, 2008. 1 CD-ROM.

Comments are closed.